Muitas vezes, por falta de conhecimento ou por incomodação mesmo, acabamos por criticar nossos sacerdotes quando nos pedem para reduzir o volume dos instrumentos na quaresma, mas o fato é que a função da música na liturgia é claro "que se harmonizem com o espírito da ação litúrgica e favoreçam a participação de todos os fiéis" (Missal Romano - 41), inclusive indicando a assembléia qual tempo liturgico estamos, e tratando-se da nossa realidade atual, a quaresma, indicando-a ao silêncio, interiorização e conversão que é própria deste tempo.
E quanto ao uso dos instrumentos nestes tempos, irmãos, o missal não deixa dúvida "No Tempo da Quaresma o toque do órgão e dos outros instrumentos é permitido somente para sustentar o canto. Excetuam-se, porém, o domingo "Laetare" (IV na Quaresma), as solenidades e as festas." (Missal Romano - 313)
Então queridos, pratiquemos a obediência, que os nossos "instintos" não se percam, nos levando a fazer a nossa vontade, mas o que Igreja nos orienta.
Mas... a regra primeira é sempre: "é melhor errar com a Igreja, que acertar sózinho!", e na nossa Paróquia, a Igreja é representada pelo nosso Pároco.
Portanto, obediência!, ainda que a vontade seja brigar ou se revoltar, lembre-se dAquele que nos ensinou que viemos para servir!
Portanto, obediência!, ainda que a vontade seja brigar ou se revoltar, lembre-se dAquele que nos ensinou que viemos para servir!
É isso! Fiquem com Deus!
by Rubia Habkost